EN
Sistema Integrado de Gestão
Política Integrada de Gestão
A Política Integrada de Gestão da Silsa Confecções, S.A. representa a forma como encaramos o futuro, mobilizando, por isso, o empenho de todos na construção diária do caminho da Qualidade, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Saúde e Segurança no Trabalho.
A sustentabilidade empresarial faz parte integrante dos nossos processos de decisão e tem por objetivo garantir o equilíbrio económico, social e ambiental da empresa a médio e longo prazo, continuando a criar valor para os acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores e para a sociedade em geral.
A presente Política impõe o cumprimento das normas ISO 9001, SA8000, GUIA SA 8000 e STeP by OeKo-Tex no que respeita à Qualidade, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Saúde e Segurança no Trabalho, considerando-as fundamentais nas atividades desenvolvidas pela organização.
A Silsa Confecções, SA define como orientações estratégicas:
Qualidade
- Respeitar os requisitos estabelecidos pelo cliente, garantindo a sua satisfação; - Realizar ações autocontrolo para a deteção atempada de possíveis não conformidades, permitindo a tomada de ações corretivas e a implementação das adequadas medidas preventivas; - Apresentar níveis de excelência da qualidade dos produtos e serviços, promovendo a melhoria contínua; - Apostar em produtos e serviços diferenciados, eco-friendly e de maior valor acrescentado; - Adotar metodologias na organização, controlo e gestão dos processos, com obtenção de maior eficácia e eficiência possível.
Responsabilidade Social
- Cumprir com os princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT), incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos e da legislação nacional aplicável; - Assumir o compromisso de penalizar o trabalho infantil, trabalho forçado ou compulsório, ao incumprimento das regras de segurança, a discriminação, práticas indisciplinares e a sobrecarga horária; - Facultar liberdade de associação e direito à negociação coletiva; - Respeitar os padrões mínimos salariais, garantindo atender as necessidades básicas de todos os colaboradores.
Sustentabilidade
- Minimizar os impactos ambientais, desenvolvendo atividades sustentáveis, visando a preservação do meio ambiente; - Sensibilizar e incentivar os colaboradores, subcontratados e fornecedores para a adoção de melhores práticas no âmbito de preservação ambiental; - Racionalizar recursos promovendo a adoção de práticas de otimização e redução de consumos de materiais, produtos químicos e dependência energética; - Garantir o encaminhamento adequado de resíduos gerados pela atividade e promover a reciclagem e/ou reutilização dos mesmos garantindo uma abordagem preventiva aos desafios ambientais futuros;
- Apostar em processos e tecnologias mais eficientes e de menor impacto ambiental;
- Comprometer as diferentes partes interessadas no cumprimento do nosso código de conduta;
- Implementar e manter medidas relativas à utilização eficiente de recursos e abordagem de “química verde” no uso de produtos químicos.
Gestão
- Integrar aspetos de desenvolvimento sustentável nos processos de planeamento e tomada de decisão; - Identificar e gerir a exposição aos riscos decorrentes dos impactos económicos, ambientais e sociais da atividade; - Cumprir com os requisitos legais que lhe são aplicáveis ao nível do produto, processo e organização; - Promover a melhoria contínua da Organização, tornando-a mais eficiente e sustentável; - Promover parcerias com as partes interessadas na cadeia de valor, para o comprometimento da política definida.
Saúde e Segurança no Trabalho
- Prevenir e controlar os riscos, de forma a evitar lesões e doenças dos colaboradores, bem como analisar todos os incidentes de forma a determinar as suas causas e propor medidas preventivas adequadas; - Promover programas de formação e acompanhamento dos colaboradores, de modo que todos estejam conscientes das suas responsabilidades individuais e coletivas; - Assegurar as devidas condições de segurança, saúde e bem-estar de todos os nossos colaboradores, comprometendo o cumprimento do Código de Conduta.
A Silsa Confecções, SA pretende ser uma referência nos mercados onde atua, através da Gestão Integrada, assente em processos otimizados e orientadas para a satisfação das necessidades e expetativas dos clientes, colaboradores e demais partes interessadas.
A Gestão deverá rever a Política Integrada do Sistema de Gestão, no mínimo, anualmente, segundo o disposto no procedimento de Gestão Estratégica, mesmo que da revisão não resulte nenhuma alteração à política.
Contactos
Do ponto de vista da Responsabilidade Social, considera que a Silsa tem uma atuação positiva? Gostaria de partilhar ou denunciar alguma situação? Entre em contacto através deste link.

- Organismo detentor da Norma SA8000
SAI - Social Accountability International - www.sa-intl.org

- Organismo Acreditador da Norma SA8000
SAAS - Social Accountability Accreditation Services - www.saasaccreditation.org
Copyright © 2017. Silsa Group